Tipos de leilão: Você conhece todos?

É bem possível que você já tenha visto um leilão acontecer, ao menos, na televisão ou no cinema. Afinal, leilões conseguem conferir à trama suspense, humor e até mesmo aventura. Porém, essa forma de vender e comprar bens faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Isso porque os leilões são acessíveis a todos os interessados, já que não são feitos leilões apenas de peças de arte caríssimas ou itens de coleção. Hoje em dia, mais do que nunca, os leilões se popularizaram como um canal eficiente para negociar itens variados.

Mas você conhece todos os tipos de leilões? Diferente do que se pode imaginar, não são realizados somente os leilões presenciais. Atualmente, são muito comuns os sites de leilão. Você sabe como ambas as modalidades funcionam?

Para entender a dinâmica de cada um deles, suas diferenças e vantagens, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra informações pertinentes a respeito do assunto.

  • Como funcionam os leilões
  • Como é realizado um leilão presencial
  • Como acontece o leilão online

Como funcionam os leilões

Antes de conhecer os tipos de leilões, é importante saber que todos eles funcionam como uma forma de vender e adquirir bens, dos mais variados segmentos de mercado. Desse modo, é possível encontrar em leilões tanto imóveis quanto veículos, equipamentos em geral e outros.

Alguns exemplos são eletrodomésticos e máquinas industriais. No entanto, também é possível se deparar com leilões de produtos que, normalmente, aparecem nos filmes, como joias, obras de arte e artigos raros.

Mesmo assim, móveis e veículos são ainda os artigos mais comuns de encontrar em leilões. Além disso, o que é apresentado nesses eventos para venda podem ter diversas origens. Entre elas, processos judiciais, seguradoras, bancos, empresas e mesmo serem de particulares.

Isso quer dizer que qualquer pessoa ou empresa pode vender por meio de um leilão. Da mesma forma, qualquer interessado, seja pessoa física ou jurídica, pode adquirir bens através deles.

Claro, no caso de pessoa física, deve ser maior de idade, ou seja, ter pelo menos 18 anos completos. É importante ainda estar atento quanto aos lotes, já que conforme o leilão, os produtos podem estar em lotes, ou seja, serem mais de um bem.

Assim, o lance é para levar tudo o que está no lote, podendo ser itens variados, de segmentos diferentes. No caso de leilão de imóveis, o mais comum é que haja apenas um item. Já quando o leiloeiro bate a martelo em um leilão presencial, o vencedor assina um auto de arrematação.

Nesse documento, estão todas as condições de venda e de pagamento. A partir disso, iniciam-se os procedimentos judiciais, realizados com a ajuda de um advogado especializado.

O prazo para receber o bem arrematado pode variar de algumas semanas a meses, o que depende de cada caso. De qualquer forma, o bom preço alcançado em leilões costuma compensar possíveis demoras.

Como é realizado um leilão presencial

No leilão presencial, os interessados em adquirir um bem se encaminham até o local onde o evento é realizado. Lá, os bens são apresentados e os participantes fazem lances quando se interessam por algum item.

Para tanto, cada artigo ou lote a ser leiloado tem um lance inicial. Ou seja, os interessados em adquiri-lo podem dar apenas lances nesse valor ou em valores maiores. Portanto, a cada lance, o valor oferecido pelo item tende a aumentar.

Como é possível ver no cinema ou na televisão, o leiloeiro informa o lance inicial e os participantes falam quanto estão dispostos a pagar pelo item em questão. Por fim, leva para casa quem der o maior lance.

Com isso, pode-se dizer que quanto mais interesse há em um bem maior será o valor pago por ele. Da mesma forma, existem itens que podem ter poucos interessados, quando os participantes não dão lances maiores do que o inicial.

Nesse caso, pode ser aceito até mesmo um lance menor. Mas antes de bater o martelo, o leiloeiro deve conversar com o proprietário do bem para saber se ele aceita fechar negócio. Isso é o chamado lance condicional.

E mais, depois de fazer o lance, não tem como voltar atrás, independentemente do tipo de leilão em que se está. Por isso, é preciso estar muito certo do que se deseja adquirir.

Como acontece o leilão online 

O leilão online, embora exista há muito menos tempo, já se tornou bastante comum. Em parte, graças aos sites especializados, como nós da WEBLeilões, que cresceram em número nos últimos anos. Basicamente, funciona como o leilão presencial, com a diferença que acontece pela internet.

Dessa maneira, os interessados não precisam estar presentes no local onde o leilão acontece, apenas “logados” no site. Isso pode ser muito favorável a pessoas que desejam adquirir bens que são leiloados em outras cidades.

Mesmo assim, de forma semelhante ao evento físico, no leilão online inicia em dia e hora anteriormente definido. Essa medida permite estipular um período de tempo para que os interessados façam os seus lances.

O leiloeiro também está presente no evento online. Assim, a cada novo lance, tanto ele quanto os demais participantes conectados ao site visualizam o valor.

Os interessados podem, inclusive, programar um lance antecipado, o que é perfeito para quem não tem paciência de ficar acompanhando cada um dos lances feitos pelos demais.

Nesse caso, o lance é feito antes mesmo de iniciar o leilão, sendo também uma modalidade adequada para quem se interessa por um bem e já define quando pagaria por ele.

Já o vencedor do leilão online é representado pelo leiloeiro, que se responsabiliza pelo auto de arrematação.

Para participar de um leilão online, é necessário se cadastrar anteriormente. A pessoa física deve informar RG ou CPF e apresentar um comprovante de endereço. No caso da pessoa jurídica, além do comprovante de endereço, deve informar o seu CNPJ.

E, claro, é fundamental encontrar um site de leilão online de confiança e com credibilidade no mercado, assim como o WEBLeilões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s